A luz não somente apresenta caráter funcional na arquitetura de interiores, como possui papel de destaque na composição dos ambientes. Atualmente, encontramos diversas opções de luminárias no mercado que aliam efeito e design na mesma peça, além de uma variedade de materiais e desenhos, permitindo uma ampla gama de modelos para aplicação nos mais distintos estilos de projeto.
Dentre os tipos de luminárias existentes, as pendentes podem ser usadas para dar ênfase a elementos pontuais como uma mesa de jantar, criado mudo ou em recantos, substituindo luminárias de mesa e piso, ou ainda como objeto de destaque na composição dos espaços criando pontos focais.
Sobre mesas, podem ser utilizadas com um modelo maior gerando destaque à peça, ou em pares remetendo à ideia de simetria para o espaço, mesmo efeito obtido quando utilizadas nas laterais de cabeceiras.
Já em halls de acesso, recepções ou lavabos podemos montar arranjos de pequenas pendentes, semelhantes ou distintas entre si, em alturas intercaladas, iluminando e compondo a decoração do ambiente.
Apesar de atender muito bem a tarefa de elemento decorativo, não podemos esquecer das propriedades referentes a iluminação, portanto, sendo importante atentar também para as questões técnicas da peça, tais como potência da luminária, alturas de instalação e acabamentos, que influenciam de acordo com as necessidades existentes.