Olá!
Hoje vamos falar sobre o desafio que é traduzir em um projeto de arquitetura comercial a identidade e o conceito de cada negócio, em especial do restaurante Tuyo Cocina Peruana.
A escolha das cores, texturas, aplicações de materiais e acabamentos estão ligados diretamente à construção da identidade do lugar. Soluções autênticas sempre trazem força aos espaços e são reconhecidas e lembradas facilmente pelos usuários.
No desenvolvimento do projeto do restaurante Tuyo, foi preciso uma imersão na cultura peruana, para a difusão de seus elementos no ambiente.
Com assinatura do Linea Pro, o layout funcional do projeto permite uma distribuição dos espaços e fluxos de forma clara e eficiente. O acesso ao restaurante configura-se por duas entradas, pelo hall e pelo boulevard, tornando-o atrativo para o público. Na entrada do restaurante, uma lhama – animal típico do Peru – decora o lounge da entrada.
Para criar uma atmosfera dinâmica e vibrante, películas coloridas foram aplicadas na fachada criando uma espécie de mosaico. Elementos importantes do projeto, como os tecidos que revestiram toda uma parede, além das almofadas das cadeiras, foram trazidos do Peru.
O piso do salão em pedra basalto se estende para a parede do bar, que tem sua base revestida em compensado naval. Mobiliário em laca colorida e estrutura metálica na cor preta também fazem parte da composição.
Quadros negros e objetos decorativos do Peru são destaque na ambientação, assim como luminárias pendentes na cor laranja que excedem as dimensões normais de uso e conferem exclusividade ao projeto.
As mesas estão dispostas na parte interna e externa do restaurante. Uma área com lounge e sofás cria zonas mais confortáveis de permanência para os clientes.
Em contraponto ao colorido, o cinza e o branco suavizam a composição de cores, assim como a textura rústica nas paredes brancas.
A cultura peruana permeia todo projeto, arquitetura e gastronomia em conjunto visaram trazer um pouco da história e das tradições daquele país para o Brasil.
Crédito das fotos: Juliano Mendes
Até a próxima!
Zé, Lísian e Isadora.