*Casa&Cia Edição Março/15
O estilo de morar de cada família é determinante para a definição dos diferentes espaços que compõe a residência. Para aqueles que apreciam receber amigos em casa, ter um ambiente amplo, confortável e aconchegante é essencial para o bem viver.
Aliar características funcionais e compreender as necessidades específicas é o ponto de partida para a configuração dos ambientes destinados ao convívio, que devem seguir a linguagem dos projetos arquitetônico e de interiores para reforçar a personalidade e a coesão estética entre os espaços que compõe a residência, salienta o arquiteto Zé Barbosa.
Apresentamos três projetos distintos cujo objetivo era semelhante: ter uma área especial para receber e confraternizar com amigos sem sair de casa.
1. ÁREA SOCIAL INTEGRADA
Para uma família que prima pela privacidade, o projeto arquitetônico previu fluxos de circulação independentes entre a área social e a área destinada ao serviço.
Dessa maneira, a parte social é ampla e integra as salas de estar e jantar, que possuem total intercâmbio físico e visual com o jardim e a piscina.
O espaço da churrasqueira também pode se unir, através das grandes portas de correr, com a área externa e com a área interna de convivência, possuindo ainda ligação com a copa e possibilitando receber um número maior ou menor de pessoas, mantendo o ar de aconchego, destaca a arquiteta Luara Mayer.
2. ADEGA E HOME THEATER
Neste projeto, o subsolo da residência foi cuidadosamente planejado para acolher a adega, cuja atmosfera singular se transforma no ambiente perfeito onde os vinhos podem ser devidamente acomodados de forma climatizada e os amigos reunidos em torno da paixão pela enologia, explica a arquiteta Lísian Ceolin.
O espaço conta ainda com uma confortável sala de estar com home theater, cuja tela embutida no forro de madeira é acionada por controle remoto. Outras caraterísticas importantes são o isolamento acústico e a presença de um jardim no mesmo nível do subsolo, que proporciona iluminação natural quando desejado.
3. COZINHA GOURMET
Um ambiente multifuncional, que incorpora outros ambientes, como a sala de estar, de jantar e o home theater, onde se pode cozinhar e socializar com amigos e família ao mesmo tempo. Esta é a proposta da cozinha gourmet, cuja planta livre e integrada favorece a diversidade de usos do espaço, comenta a arquiteta Roberta Noal.
Neste projeto, a cozinha em ilha, com duas bancadas de alturas diferentes, limita sutilmente a área ocupada pelo cômodo. A bancada mais baixa, acomoda a ilha de trabalho, contendo o cooktop e área de apoio. Já a bancada suspensa se sobrepõe e funciona como mesa para as refeições cotidianas e como bar na hora de receber.