Produzir hortaliças e temperos aromáticos não precisa ser privilégio de quem dispõe de grandes áreas de jardim. Com um projeto bem resolvido e com os cuidados adequados é possível se cultivar os vegetais em pequenos espaços e, até mesmo, em terraços e ambientes internos.
O primeiro fator a ser observado é o local em que será feita a implantação, que deve receber incidência solar direta, pois áreas muito sombreadas não permitem o desenvolvimento adequado dos vegetais. Em apartamentos, esse local pode ser a varanda ou a área de serviço. Em residências, o ideal é que se reserve um espaço no jardim.
Para facilitar a instalação, o manuseio e os tratos culturais, uma boa alternativa é o cultivo em vasos. Segundo a engenheira agrônoma e especialista em paisagismo Verônica Viero, o ideal é que os vasos tenham profundidade e largura mínimas de 30cm e que sejam capazes de drenar o excesso de água. Dessa maneira, evita-se que a umidade demasiada resulte no apodrecimento das raízes.
Outro fator a ser observado, e que varia de acordo com o espaço disponível, é a seleção das espécies que serão cultivadas. Para áreas pequenas recomenda-se espécies que exijam cuidados simples, como as hortaliças folhosas (alface, rúcula e almeirão) e as ervas aromáticas ou temperos (manjericão, tomilho, alecrim, orégano, salsinha, cebolinha e hortelã). Em um mesmo vaso, podem ser plantadas duas ou mais espécies, desde que possuam características semelhantes e que se observe o espaçamento recomendado entre as plantas.
Para o sucesso do cultivo da horta doméstica, é necessário dedicar um tempo diário para o seu cuidado. Verificar a umidade da terra e aguar com frequência, mas sem encharcar demasiadamente o solo; adubar periodicamente de acordo as exigências de cada espécie; avaliar a presença de insetos ou pragas e exterminá-los manualmente se for possível; e remover as plantas invasoras, é essencial para a manutenção e o bom desenvolvimento das plantas, finaliza a agrônoma.
O manjericão (Ocimum basilicum) é uma espécie de crescimento vigoroso e apreciada por suas folhas aromáticas e saborosas, podendo ser cultivado facilmente em vasos.
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto perene com folhas finas, que podem ser utilizadas como tempero. Pela plasticidade e cor de suas folhas e flores também é empregado como planta ornamental.
Neste projeto, a horta foi implantada em cachepôs de madeira, agregando valor estético a composição do pequeno jardim.