Dormitórios infantis para dar asas à imaginação!

Olá,

Vocês já pararam para pensar o quanto o projeto de um dormitório infantil influencia no desenvolvimento da criança?

É nesse espaço que os pequenos irão receber os primeiros estímulos e aguçar a curiosidade sobre o mundo ao seu redor.

Para projetarmos esse tipo de ambiente devemos pensar nas fases que a criança irá passar nesse ambiente. Além disso, o dormitório deve ser planejado a longo prazo, onde o mobiliário acompanha cada fase do desenvolvimento da criança.

Uma preocupação constante dos pais é que o projeto do dormitório permita o desenvolvimento integral da criança. Algumas teorias educacionais permearam a arquitetura, como por exemplo o método Montessori, que consiste, resumidamente, em criar um espaço onde a criança é livre para se desenvolver, ficando todos os elementos na altura do pequeno usuário.

Como as crianças crescem com muita rapidez, pensando na longevidade do projeto, utilizamos estratégias para que o mobiliário possa sofrer pequenos ajustes no decorrer dos anos, podendo comportar o usuário até a vida adulta.

No projeto abaixo, o armário foi projetado com cavas em duas alturas, atendendo a infância e a juventude. A bancada baixa de estudo tem regulagem de altura e a cama posteriormente pode ser substituída por uma cama maior. Os elementos decorativos também podem ser substituídos e o quarto ganha nova roupagem para abrigar as necessidades de uma nova idade.

Nesse outro projeto, o mini cliente passará a utilizar o dormitório a partir dos seus 5 anos, então os detalhes infantis estão na decoração, e com o passar dos anos ele vai alterando conforme a sua personalidade. Um mobiliário atemporal para todas as fases da sua infância e juventude.

 

Um cuidado em todos os projetos é garantir um espaço lúdico, confortável e aconchegante para abrigar e embalar os sonhos e a imaginação.

Até o próximo pessoal!

Veja também: