Arquitetura Modular: Container

A criação de projetos mais sustentáveis ganha força ao longo dos últimos anos na arquitetura, destacando-se dentro desse contexto, o uso de containers navais. Além do apelo ecológico, os tamanhos padronizados possibilitam inúmeras soluções projetuais e se adequam a diversos usos.

Na arquitetura comercial esse elemento torna-se muito atrativo, uma vez que além de cumprir requisitos estéticos e formais, possibilita um ganho em rapidez de montagem, uma obra mais limpa e, conseqüentemente, uma economia no valor de execução.

Existem vários tipos de containers disponíveis no mercado, variando principalmente a localização da abertura e isolamento de paredes. Na construção civil, os formatos mais utilizados são os Dry Box, que tem opções de comprimento de 6m ou 12m, altura de 2,60m ou 2,90m e largura aproximada de 2,40m, com portas localizadas nos extremos do comprimento.

A disponibilidade e durabilidade desse material torna-o muito atrativo como investimento. No entanto, embora pareça envolver uma execução simples, as “caixas de aço” requerem cuidados especiais de projetos e execução, considerando por exemplo, áreas de recorte sem afetar a estrutura, soldas, perfurações e detalhes de vedação, além de isolamento térmico e acústico, conforme a necessidade a que irá se destinar.

Em Santa Maria, o Linea Pro desenvolveu o projeto do Empório 445, que utilizou cinco containers justapostos na composição do conjunto que contempla espaço de loja para comercializar cervejas artesanais, carnes nobres e itens afins, e parrilla gourmet com estrutura completa para ser utilizada para degustação dos produtos no local.

Interligando as “caixas de aço”, áreas de deck criam ambientes agradáveis para abrigar ao ar livre os frequentadores do Empório. A linguagem arquitetônica empregada tem caráter industrial, predominando as cores vermelho e preto, com marcenaria que mescla metal e madeira, além do reaproveitamento do piso em compensado naval, original do contêiner.

 

Confira abaixo as fotos do projeto do Empório 445 do Linea Pro!

Empório-445-(2)

Empório-445-(3)

Empório-445-(5)

 

Curtiu?

Veja outros exemplos de containers utilizados para espaços comerciais e corporativos construídos pelo mundo!

Até o próximo post!

Zé e Lis

Decameron

Decameron, São Paulo – SP, Márcio Kogan – loja – composição mista (concreto e estrutura metálica) com uso de 6 containers em cores vibrantes.

 

Starbucks, Tukwila - Washington EUA, PoteetArchitects - drive-thru - composição de 4 containers.

Starbucks, Tukwila – Washington EUA, PoteetArchitects – drive-thru – composição de 4 containers.

 

Boxpark Shopping Mall1

Boxpark Shopping Mall, Shoreditch – Londres, Roger Wade– shopping - composição de 61 containers, 41 deles são justapostos formando as lojas no nível térreo, o restante sobrepostos, formando as lojas no pavimento superior.

Boxpark Shopping Mall, Shoreditch – Londres, Roger Wade– shopping – composição de 61 containers, 41 deles são justapostos formando as lojas no nível térreo, o restante sobrepostos, formando as lojas no pavimento superior.

 

PlatoonKunsthalle, Berlim - Alemanha, Platoon Cultural Development - escritório - composição de 34 containers.

PlatoonKunsthalle, Berlim – Alemanha, Platoon Cultural Development – escritório – composição de 34 containers.

 

Veja também: