Um empreendimento imobiliário de sucesso precisa deixar satisfeitos os futuros moradores, levando em consideração questões espaciais e estéticas, e também seus investidores, através de uma relação vantajosa entre custo final e valor agregado. Um dos condicionantes que é pouco exaltado na hora das vendas, mas que possui um impacto financeiro expressivo é a eficiência estrutural.
Um projeto arquitetônico focado em qualidade, já desde os primeiros estudos, carrega preocupações a respeito da racionalidade estrutural e de seus impactos no edifício. A relação estrutural entre os pavimentos de garagem com os pavimentos tipo é determinante, sendo que o desenvolvimento do projeto dos pavimentos deve acontecer de modo simultâneo. Quanto menos modificações de posicionamento da estrutura existirem entre esses pavimentos, maior é a eficiência estrutural. Muitas vezes, a estrutura é pensada somente após a definição dos pavimentos tipo, o que pode ocasionar a necessidade de diversas vigas de transição para acomodar os pavimentos de garagem. O impacto desses elementos é sentido tanto no volume de consumo de material, concreto e ferragem, quanto no aumento da complexidade e do tempo de execução de obra.
Apesar de a utilização de vigas de transição ser uma solução viável do ponto de vista técnico e estrutural, o custo final do empreendimento será maior do que se esses elementos não fossem necessários. A racionalidade estrutural, portanto, auxilia na praticidade da execução e na economia de recursos financeiros e de tempo. Um empreendimento imobiliário de sucesso nasce com uma lógica estrutural bem definida para que os investimentos sejam focados em soluções que aumentem a qualidade ambiental, estética e espacial para seus futuros moradores.
Projeto: Linea Inc
Imagens: Venturo – www.venturo.cc