Evolução no 3D e Realidade Virtual

Oi!

Estamos em 2020, nesse ano o Lineastudio completa 17 anos e o setor de Arquitetura Digital – hoje chamado Linea Lab –, comemora 15 anos. Nos dois primeiros anos, as maquetes eletrônicas eram feitas por profissionais terceirizados.

Na verdade, em 2005, quando entrei no Lineastudio como estagiário, não havia nome para o setor, o escritório era MUITO menor, e nem mesmo havia volume de projetos para justificar um setor dedicado ao desenvolvimento da arquitetura digital.

Mas vamos ver alguns contrastes entre como eram os 3Ds em 2005 e como são em 2020, para vocês terem uma ideia de como foi essa evolução.

Em 2005, nem sempre havia projetos em 3D para serem desenvolvidos, por isso algumas vezes eu atuava também em desenhos 2D e detalhamentos. Por um bom tempo, inclusive, nosso setor foi responsável por todos os levantamentos do escritório. Em contraste, em 2020 o Linea Lab tem dois arquitetos dedicados integralmente ao desenvolvimento de projetos em 3D e produzimos, em média, cem imagens por semana que são apresentadas para os clientes.

O tempo de renderização de imagens com resolução de 600×400 pixels em 2005 era de aproximadamente duas horas e com uma qualidade bem baixa de iluminação. Hoje o tempo médio de renderização é de vinte minutos por imagem e a resolução é de 2560×1440 pixels. Além disso a qualidade dos modelos, as texturas e a iluminação são substancialmente superiores.

Em 2005 desenvolvíamos poucas imagens por projeto, pois o tempo que as máquinas daquela época levavam para renderizar limitava esse número. Também ocorriam muitos erros nos renders. Em 2020, além das imagens, fazemos também maquetes para visualização em Realidade Virtual e, há alguns meses, começamos a desenvolver vídeos dos projetos, um sonho antigo que hoje se tornou viável.

O Lineastudio sempre buscou e busca utilizar as mais novas tecnologias de desenvolvimento de modelos 3D, projetos BIM e formas de apresentação de projeto, como vídeos e realidade virtual. Continuamente investimos em hardware, software e aperfeiçoamento dos arquitetos. Nesse sentido, somos um dos primeiros escritórios do estado a ter maquete eletrônica para TODOS os projetos (de edifícios a lavabos) e implementar Realidade Virtual.

Então, para comemorar esses quinze anos, resolvemos mostrar um pouco da evolução do nosso setor, com duas imagens de cada ano.

Um abraço e até o próximo post!

Ronald Jung

Coordenador Linea Lab

Veja também: