Identidade da Marca – Comunicação visual aplicada ao ponto de venda (PDV): arquitetura e publicidade como aliadas do negócio
A comunicação visual no ponto de venda (PDV) é uma ponte entre arquitetura e publicidade, com objetivo comum de impulsionar o desejo de compra e consolidar a identidade da marca.
Existem elementos que podem ser trabalhados para tornar o produto mais atraente aos olhos do consumidor, desde instalações (equipamentos, mobiliário, displays), o próprio layout, a fachada, o tratamento da vitrine e iluminação.
Sim, o PDV se torna uma forte mídia, ocupando lugar estratégico na formação e na manutenção de uma marca. Inclusive neste processo criativo, o trabalho colaborativo junto às agências responsáveis pela marca é fundamental para um resultado de impacto! São pesquisas técnicas e conceituais que se somam na construção da atmosfera no PDV, nas estratégias de aplicação da comunicação visual, a fim de comunicar de maneira rápida, objetiva e eficaz a identidade do negócio.
Quer conferir alguns exemplos? Vamos lá!
Estilo-f – loja de calçados e acessórios femininos, contemporânea, com linhas leves e neutras. Uso de acabamento dourado, da própria marca, no mobiliário. Aplicação da marca em pontos focais, de contato maior do cliente, e de forma sutil através de boxes iluminadas junto à exposição dos produtos.
Zana – loja de confecção e acessórios femininos, dinâmica e industrial. A paleta de cores remete a marca – cinza e amarelo – inclusive com uso de uma chapa com textura vazada que identifica e remete à marca. As aplicações entre as unidades da loja se repetem, reforçando a atmosfera e sendo familiar ao cliente.
CiAO – Franquia de pizzeria napoletana, com conceito descompromissado e industrial. O mobiliário, cores e materiais refletem os conceitos da marca. Os letreiros ocupam pontos focais estratégicos de visualização do pedestre e automóveis. Há uso de lambe-lambe com arte gráfica – remetendo aos aplicados em comunicação de rua -, além de uso de quadros negros para informação de cardápio e valores. Astral dinâmico e descolado.
Pippa – Lojinha de sorvetes – é um espaço conceito cheio de referências infantis e lúdicas. A comunicação visual extrapola aplicações mais tradicionais de letreiros e adesivagens, alcançando aplicação de piso e forro com um grafismo listrado. As cores, os móveis soltos, a iluminação e displays de colorir são pura diversão!
Santino – Gelateria Artesanal, conceito doce e familiar, tem nos seus detalhes delicados a representação da sua essência. O azul das pendentes, a arte retrô dos quadros, o ripado branco com madeira pinus comunicam visualmente o PDV.
Toda Hora – Pizzaria para toda hora, que influenciou a criação de um mural para frases de apaixonados por pizza! As cores vibrantes do espaço reforçam a identidade da marca e o uso de formas circulares se repete nas aplicações de comunicação visual interna e externa.
Até o próximo conteúdo!