A possibilidade de antever tridimensionalmente um projeto é uma conquista da arquitetura graças aos avanços nos programas de visualização computacional, que possibilitam a geração de imagens fotorrealísticas.
A utilização de ferramentas digitais auxilia em todas as etapas do processo projetual, desde os estudos volumétricos iniciais, como o lançamento dos volumes de uma residência ou de um prédio, passando pelo estudo mais completo de fachadas e espaços internos, até a definição dos menores detalhes, como corrimãos, esquadrias e mobiliário desenhado pelos arquitetos.
A visualização antecipada de como ficará a edificação e cada um dos ambientes, favorece a compreensão pelo cliente, que consegue antever claramente da totalidade até os menores detalhes do projeto ainda na fase de concepção do mesmo, dando mais segurança para as diversas decisões que precisam ser tomadas.
Existem diversos softwares disponíveis para a criação das imagens e o grau de fotorrealismo depende do programa escolhido e da capacidade de quem o opera. Ainda assim, o desenvolvimento das imagens atualmente é muito similar à ação de fotografar: a definição do ponto de vista, o enquadramento, a imagem, a escolha dos materiais, a iluminação e as cores são valores da arquitetura que a imagem tridimensional permite controlar a partir do projeto. Daí a importância de tal ferramenta para o desenvolvimento e a apresentação de projetos arquitetônicos.
Até o próximo post!
Ronald e Zé