Formação. Intercâmbio. Vivências.
Na semana que marca a entrega do Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, destacamos a trajetória de intercâmbios realizados pela
estagiária do Lineastudio, Luzia Olivier Brand.
O primeiro destino foi Santiago de Chile e o intercâmbio foi realizado na Escuela de Arquitectura da Universidad de Santiago de Chile (USACH). O período foi de agosto de 2011 a janeiro de 2012. Na época, a Luzia fez uma pausa no estágio no Linestudio e na volta, regressou as atividades.
Luzia pontua que a arquitetura é uma arte que exige experiência tanto pessoal como sensorial, necessitando ser compreendida sob diversas perspectivas. Para tanto, viajar é a melhor maneira de se obter isso.
O Chile foi o destino escolhido para o primeiro intercâmbio, por se tratar do país latino com a arquitetura contemporânea mais desenvolvida e reconhecida mundo a fora. Na faculdade chilena, cursou disciplinas como Ateliê de Projeto, Laboratório de Projeto, História da Arquitetura e Desenho Digital.
Luzia afirma que a forma de ensino conceitual, o primor estético e o respeito pela arquitetura chilena foram importantes colaboradores na sua formação como estudante de arquitetura.
Dois anos e meio depois da experiência no Chile, Luzia partiu para a Inglaterra, onde morou na cidade de Bristol, para estudar na Architecture School da University of the West of England. O período do segundo intercâmbio foi de junho de 2014 a maio de 2015.
Lá, morou dentro da universidade, vivenciando o típico sistema acadêmico inglês, e aponta a impecável qualidade da infraestrutura física. Cursou as disciplinas de Ateliê de Urbanismo, Tecnologia da Construção, Técnicas de Desenho Digital e Ateliê de Projeto. Destaque para a última, que possibilitou viagens a campo e muitas atividades dinâmicas.
Luzia teve a oportunidade de ter seu primeiro projeto apresentado no RIBA Exposition (Exposição para o Royal Institute of British Architects) e ainda foi selecionada para o projeto de extensão comandado por Marcela Spadaro, ex-arquiteta do escritório Londrino mundialmente reconhecido, Zaha Hadid Architects.
Além dessa incrível experiência, Luzia pôde conhecer lugares como Marrocos e Rússia, essenciais para ampliar seu repertório arquitetônico com grandes clássicos da arquitetura mundial.
Durante o período, fez amizades, passou a reconhecer a cultura do povo latino e viajou, além do Chile, para Argentina e Bolívia, trazendo para o Brasil (e também para o Lineastudio) grandes conhecimentos e experiências incríveis para compartilhar.