Olá!
Hoje vamos falar sobre algumas especificidades em projetos arquitetônicos da área da saúde. Afinal, é preciso atender a uma série de condicionantes técnicos além de traduzir, na concepção dos espaços, o conceito de cuidado, aliando ao atendimento das expectativas e necessidades dos pacientes que irão frequentar o consultório ou clínica.
O projeto da clínica de dermatologia Aquatez primou pela elegância e delicadeza, além da preocupação funcional com a divisão dos espaços e a distribuição dos ambientes, explica a arquiteta Lísian Ceolin.
Destaque para o mobiliário projetado cuidadosamente para atender os quesitos estéticos e de ergonomia, visando proporcionar bem estar e conforto durante o trabalho e para os pacientes que frequentam a clínica. Já no mobiliário solto a escolha foi por peças com design contemporâneo que agregam a elegância almejada.
O projeto luminotécnico foi planejado de acordo com as necessidades da especialidade médica, além de destacar pontos de interesse, como o painel de madeira em efeito 3D que reveste a sala de espera. Outra especificidade foi o uso de esquadrias até o forro, que exprime minimalismo e uma leitura mais limpa dos ambientes resultando em leveza e continuidade visual.
A paleta de cores, materiais, elementos decorativos e quadros definem a identidade visual da clínica, com relação direta com o cuidado e o diferencial no atendimento, sensações primordialmente desejadas na concepção do projeto.
Enfim, adequar todos os condicionantes técnicos, com funcionalidade e estética primorosa são essenciais para o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de qualidade para atender a área da saúde.
Atender integralmente as normas e exigências da vigilância sanitária foi outro desafio cumprido no desenvolvimento do projeto.
Até a próxima!
Zé, Lísian e Isadora.