O piso aquecido é um sistema radiante (elétrico ou hidráulico) de calefação, composto de serpentinas de tubos instalados no contrapiso, transferindo o calor para os materiais de piso através de resistências elétricas ou circulação de água quente. É uma solução que traz conforto térmico e comodidade aos moradores, mas exige atenção e cuidados em instalações posteriores, pois é um sistema “invisível” aos olhos dos prestadores que entram em fase final de obra.
Dentro desse contexto, vale lembrar que há um risco iminente em instalar elementos fixados diretamente no piso, sem uma pré-instalação antevista em fase de obra, coordenado junto ao sistema de serpentinas. Por exemplo:
– uso de portas pivotantes que possuem a base de giro na parte inferior da folha;
– uso de limitadores de portas fixados no piso (batedor ou prendedor);
– móveis em geral, que podem utilizar travamento em piso.
As equipes envolvidas devem estar atentas às particularidades do piso aquecido, pois uma vez perfurada a tubulação, há uma necessidade de reparo em obra não desejado, com quebra de piso para conserto do dano, além de reposição do revestimento final. Seguramente, ter um arquivo de registro fotográfico de todos os detalhes desta etapa é fundamental, pois esclarece e também pode auxiliar qualquer investigação futura.
Curtiu, quer saber mais?
Deixa teu comentário e vamos conversar ?