Planejar! Mas o que tem a ver com a minha obra?
Tudo!
Planejamento significa criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo.
O sucesso de qualquer obra está diretamente associado ao tempo dedicado na organização de todos os detalhes envolvidos na execução do projeto. Quanto mais agilidade se deseja na obra, quanto menor o prazo para sua conclusão, maior a necessidade de planejar!
O domínio sobre as etapas de construção (e ordem executiva), orçamentação (parcial e global), cronograma (com tempos reais e “respiros” adequados), assessoria (presente e ativa) e administração (ágil e antecipada), se torna fundamental para garantir uma sequência executiva fluída e bem organizada. Antever é sinônimo de economia também!
Dessa forma, antes de qualquer “start ou mãos à obra” recomenda-se validar todos os prazos de entrega, aprovar a encomenda de materiais, além de conferir a disponibilidade de equipe e entre equipes. Uma parada de execução por falta de material ou descompasso de prestadores pode ser frustrante e resultar em atraso na conclusão.
Lembre-se que a obra é um campo propício para problemas, erros e retrabalhos. São muitos profissionais e serviços envolvidos, além de inúmeros detalhes inter-relacionados para a concretização de um resultado em comum.
A obra com planejamento não está imune de imprevistos, mas certamente navegará em um território mais tranquilo, seguro e assertivo.
Vamos planejar?