Reformas

Planejar uma reforma significa criar as condições para a realização de um sonho, portanto, é um processo que envolve expectativas, idealizações e investimentos. No entanto, para alcançar o resultado desejado, alguns inconvenientes, como fluxo de pessoas desconhecidas no ambiente, perturbações sonoras, sujeira e desordem, podem fazer parte da rotina. Estes fatores, se mal administrados, gerarão estresse e  conflitos para os moradores que continuam residindo no local durante a reforma.

Para a garantia de uma reforma sem desgastes e que corresponda às expectativas do cliente é imprescindível que o arquiteto conheça profundamente o espaço e os condicionantes de projeto durante seu desenvolvimento. É necessário identificar as patologias existentes na edificação, bem como o tipo da estrutura e das condições em que ela se apresenta para que sejam excluídas as possibilidades de falhas na execução da obra.

Além disso, a escolha de um profissional que participe de todas as fases do processo assegura alguns cuidados que são fundamentais para o fornecimento de um serviço completo com o objetivo de atender às expectativas do cliente.

Dentre esses cuidados estão a elaboração de um orçamento detalhado, do cronograma e do planejamento de obra para que haja controle dos prazos de entrega de materiais e que sejam evitados atrasos nos prazos de obra.

O acompanhamento frequente da obra pelos responsáveis técnicos garante cuidados especiais com a limpeza e a organização do espaço, incluindo o isolamento eficaz da área em obras e da área ocupada pelos moradores. A escolha dos profissionais de obra deve ser criteriosa, e a orientação desses profissionais é essencial para que sejam evitados retrabalhos.

Sendo assim, o papel do arquiteto é gerir estes fatores com o intuito de minimizar ou eliminar todos os possíveis imprevistos e situações que possam causar desgastes. Sendo bem sucedido nesta tarefa, o profissional logra assegurar uma experiência tranquila e prezar pelo bem-estar do cliente durante a execução do projeto.

reformas-antes-e-depois-01

reformas-antes-e-depois-02

 

reformas-antes-e-depois-04

 

reformas-antes-e-depois-03

Veja também: