Olá!
Amanhã é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e hoje vamos apresentar o projeto da Casa Ipê, onde foram adotadas técnicas de sustentabilidade a fim de otimizar a eficiência no uso dos recursos naturais.
Preservar o exemplar da árvore nativa Ipê – existente no centro do terreno -foi um dos maiores condicionantes. A edificação desenvolve-se ao redor da árvore, tornando-a o elemento principal no percurso de quem acessa a residência.
Técnicas de sustentabilidade foram adotadas em várias soluções pensadas para a residência. A orientação solar e a máscara de sombras guiaram o zoneamento da edificação. No planejamento da implantação os níveis do lote foram aproveitados, gerando o mínimo possível de movimentação de terra. O envoltório da residência foi definido de forma a reduzir trocas térmicas entre interior e exterior, com o uso de paredes duplas, isolamento térmico na cobertura com XPS e especificação de esquadrias de PVC com vidros duplos.
Nas aberturas, brises frontais e marquises para proteção da radiação solar direta e posicionamento adequado viabilizam o controle térmico no interior, assim como ventilação cruzada em praticamente todos os ambientes. Para garantir a instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia, os planos de telhado foram orientados a norte.
A água que irrigará o Ipê preservado, por sua vez será armazenada em cisterna abastecida pela água coletada da cobertura da residência.
Quer saber mais sobre soluções sustentáveis, entre em contato com o Linea Eco.
Até a próxima!