Tapetes: um carinho na decoração da sua casa (e que faz toda diferença!)

Olá,

Em tempos de se pensar ainda mais sobre a qualidade dos espaços que temos em casa, pequenos detalhes fazem toda diferença.

Um dos itens que pode mudar a cara e o conforto de um ambiente – sem necessitar de obra -, sem dúvida, são os tapetes.

O tapete é um dos elementos mais importantes para a composição de um ambiente, é utilizado como item decorativo, mas tem diversas funções além da estética. Eles contribuem para a melhoria da acústica, para o conforto térmico, além de atuarem na definição espacial, trazendo aconchego e personalidade.

No post de hoje, vamos explicar como escolher o tapete ideal para o seu espaço.

Para definir o tamanho do tapete é preciso ter atenção com alguns detalhes: se ele será utilizado para demarcar um ambiente em um espaço integrado, é preciso que ele seja de 15 a 20 cm maior do que a área que está definindo; caso o tapete fique embaixo do sofá, ele deve avançar no mínimo 10cm; quando há poltronas no ambiente o ideal é que fiquem inteiras sobre o tapete. É preciso ter cuidado ainda para não os utilizar em locais onde há elementos que possam enroscar na peça, como portas de abrir e cadeiras.

Em dormitórios é essencial o uso de tapetes ao redor da cama, para melhorar o conforto térmico e evitar o contato direto com o chão frio, ao levantar. Podem ser utilizados tapetes inteiros, que fiquem parcialmente embaixo da cama ou tapetes laterais e trilhos.

Além disso, o tapete pode atuar como protagonista de um ambiente ou apenas coadjuvante, seguem algumas imagens de projetos em que se percebe claramente a diferença no visual.

EM ALTA

Uma estratégia que está sendo bastante utilizada para compor um ambiente com visual diferente e descolado é a utilização de sobreposição de tapetes. Não há muitas regras para utilizá-los, mas o ideal é o tapete inferior ser uma peça mais básica e a superior mais ousada.

FORMATOS E TEXTURAS

Tapetes redondos podem ser utilizados como estratégia para dar destaque a um elemento importante em um ambiente.

Tenha cuidado em utilizar tapetes peludos, eles não são recomendados para áreas de alta circulação e para residências com pets.

Para finalizar temos uma dica super bacana para deixar o tapete fixo. Coloque um feltro embaixo do tapete, assim melhora a aderência ao chão ou utilize fita dupla face especial para tecidos. Assim o tapete fica no local desejado e evita acidentes.

Tem alguma dúvida sobre tapetes?

Pergunta que a equipe Linea In responde.

Até o próximo post!

Veja também: