*Casa&Cia Edição Agosto/15
Ter uma área ao ar livre, mesmo morando em apartamento, permite flexibilidade na utilização do espaço pois, quando bem planejados, estes locais funcionam como extensão dos ambientes internos e podem ser aproveitadas tanto como espaço de descanso, quanto para recepções e lazer.
Por serem áreas abertas, os projetos arquitetônicos de terraços exigem estudo criterioso da orientação da construção, compatibilizando o zoneamento e as atividades que serão desenvolvidas com os fatores ambientais, visando controlar, da melhor forma possível, a insolação direta, a ventilação e a acústica, explica o arquiteto Zé Barbosa.
Outro cuidado para estes espaços é a escolha dos revestimento e pisos. A recomendação é que se utilizem pisos próprios para áreas externas, pois não absorvem e nem transmitem calor, enfatiza a arquiteta Lisian Ceolin.
Por fim, a preocupação com o projeto luminotécnico, para valorizar e destacar tanto as estruturas construídas da composição, quanto o paisagismo, permite ainda a variação da iluminação conforme o uso, além de criar um ambiente aconchegante também para ser desfrutado no período noturno, finaliza a arquiteta Roberta Noal.
A área do terraço destinada a churrasqueira recebeu piso em basalto ferrugem e foi delimitada pela bacada alta com banquetas. Para barrar o vento, sem perder a vista privilegiada, o guarda-corpo recebeu fechamento em vidro.
A iluminação ressalta os detalhes do revestimento da parede. O projeto conta ainda com um grande deque de madeira com acabamento em pintura pátina na cor branca, que abraça o entorno da churrasqueira. As floreiras nas laterais completam o espaço ao ar livre.